Noticias‎ > ‎Noticias Publicadas‎ > ‎

Assembléia Arquidiocesana da Pastoral da Juventude - São Paulo realizada nos dias 10 e 11 de Abril de 2010

postado em 9 de set de 2010 10:44 por Rogério PJ Santana   [ 10 de set de 2010 07:45 atualizado‎(s)‎ ]

Neste fim de semana nós jovens da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de São Paulo, nos reunimos para discutir, celebrar, sonhar e planejar nossa caminhada.

Pensamos em tudo o que fazemos para que possamos caminhar com os pés no chão. Revivemos a mística da pastoral focando na nova realidade que nós jovens vivenciamos.

Realidade que gera uma cultura de extermínio de jovens. Com visão nesta realidade, recebemos Roberta Agustinho – representante do regional Sul I - que nos trouxe informações sobre a Campanha Nacional contra violência e extermínio de jovens. Campanha na qual a Pastoral da Juventude se une aos diversos setores da sociedade para juntos fermentar a luta a partir do clamor de Pe. Gisley:

“Vamos juntos gritar, girar o mundo

               chega de violência e extermínio de jovens”

Fizemos uma reflexão sobre qual o papel e missão dos jovens leigos dentro de nossa Igreja para que ela se torne mais humana e mais próxima dos jovens que não conhecem o projeto do Reino e da Civilização do Amor. Repensamos nas nossas estruturas externas para poder reagir e seguir em frente neste mundo globalizado e tecnológico, onde está cada vez mais raro o encontro entre jovens e a preocupação com o próximo. Para nos ajudar nessa reflexão a Vanessa Correia – Membro do Anchietanum e militante da PJ - nos expôs o Projeto de revitalização da Pastoral da Juventude Latino Americana.

Tivemos a presença de Dom Tarcisio Scaramussa, bispo responsável pela juventude da Arquidiocese de São Paulo, celebrando conosco nossa vida e missão, inspirados na ressurreição de Cristo nosso pastor.

Ousamos neste encontro trilhar novos caminhos para Pastoral da Juventude, onde possamos nos fortalece no amor pelo projeto da construção de uma nova sociedade permeada pelos verdadeiros valores humanos e cristãos.

Ettore Meireles
Região Episcopal Belém

Comments