Noticias‎ > ‎Noticias Publicadas‎ > ‎

Aconteceu

postado em 14 de abr de 2011 07:07 por Rogério PJ Santana   [ 14 de abr de 2011 07:17 atualizado‎(s)‎ ]
Nesta sexta-feira (25/03/2011), o jovem Rodrigo do Setor Conquista – Região Belém – da Arquidiocese de São Paulo pegou o voou das 8hs30 e posou na Casa da Juventude - CAJU de Goiana, e a coordenação acompanhou e participou desse envio, através do Rafael e José Nildo. O objetivo do Rodrigo é participar de uma formação que ocorrerá no final de semana. Sua ida foi decorrente de uma articulação do seu grupo de jovem, que planejou a ida de um representante, e o nome escolhido foi o seu. Acreditamos que esse intercambio seja uma das grandes experiências que muito contribuem para o projeto pastoral do jovem, como também para toda a instância de trabalho com a juventude, especialmente o grupo e paróquia de onde surgem tais iniciativas. A coordenação da PJ tem estado presente e incentivado. Assim, desejamos ao Rodrigo e ao seu grupo, os bons frutos e as boas energias que aquele santo lugar jovem proporciona para toda juventude. Quem o Rodrigo possa contagiar outros jovens de nossa Pastoral.

Neste sábado (26/03/2011), os movimentos e pastorais sociais da Grande ABCD participaram do encontro em São Bernardo do Campo, na Universidade Metodista. O encontro: “MST e a Teologia da Libertação”, teve a assessoria do Frei Betto, que compartilhou uma análise da importância da Teologia da Libertação no combate a ditadura militar, bem como da necessidade e urgência da luta pela reforma agrária, e o papel dos movimentos sociais nessa luta, em especial do Movimento dos Sem Terra. Ao final, com muito entusiasmo, falou ainda de p olítica e do processo de fé e vida, a mística que motivou a vida pública de Jesus, como também deve ser essa mesma mística motivadora de nossas ações.

No período da tarde, foi assistido o documentário: “Ato de Fé”, que falava da vida dos Dominicanos na época da ditadura brasileira. O filme acabou emocionando os participantes, pelos relatos das cruéis torturas e perseguições feita aos freis dominicanos na época, entre esses, o Frei Tito, mártires que perdeu a vida para poder viver.

Logo em seguida, houve uma composição de mesa, com membros do MST, CPT, Pastoral Afro-brasileira, MST, PJ e UMEs. A Pastoral da Juventude foi representada por José Nildo, que reforçou a importância desses encontros, e da disponibilidade e apoio da PJ com todos os movimentos e pastorais sociais. “A teologia da libertação tem sido o que perpassa as nossas ações dentro e fora da Igreja. Esse jeito místico, vivo de sentir Jesus no dia-a-dia de nossos desafios tem sido a nossa essência e nossa motivação. É Deus encarnado – Emanuel”. E por fim, animou as lideranças presentes, dizendo que é p ossível SIM acreditar na transformação e formação a partir da teologia da libertação, e deu como exemplo a experiência do grupo “maná” da PJ de São Mateus (Região Belém), que experimentou uma fé viva junto ao MST n
a Comuna Irmã Alberta, e hoje essa mesma Pastoral colhe seus frutos.

O encontro encerrou com alguns encaminhamentos para os movimentos e pastorais sociais da grande ABCD, e para os demais, o desafio de realizar em suas regiões encontros como esse.
Comments